Sendo a Educação acercada na tríade ensino/iniciação científica/extensão, definível, por natureza, como um processo contínuo, a Autoavaliação Institucional é desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Palotina Campus II. Esse processo se constitui na aplicação de instrumentos avaliativos, na análise dos resultados, na divulgação e no aprimoramento contínuo da metodologia desses instrumentos, caracterizando um processo necessário de mensuração da qualidade educacional. A CPA zela permanentemente pela eficácia das ações e pelo desenvolvimento da Instituição.
A sistemática de avaliação do Projeto de Curso de Filosofia está inserida no processo de Autoavaliação desenvolvido pela FAPAS Campus II, compreendendo, em sua dimensão formativa, as diretrizes determinantes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e as modalidades avaliativas do Sistema Nacional de Educação Superior (SINAES), além das demais legislações pertinentes.
Além dessas modalidades avaliativas, a Faculdade Palotina Campus II realizará, semestralmente, o processo de Avaliação do Desempenho Docente, que visa especificamente à avaliação das práticas de ensino. Essa avaliação permite que o aluno avalie seus professores, participando ativamente do crescimento qualitativo da Instituição e contribuindo para a democratização das relações sociais do curso. A Instituição adota um sistema avaliativo construtivo, sem caráter punitivo, centrado no modelo ativo de aprendizagem, com implicações éticas e de compromisso social.
A Autoavaliação da Faculdade Palotina Campus II apoia-se em objetivos claros:
Tanto o processo de Autoavaliação Institucional quanto o sistema de Avaliação do Desempenho Docente são geridos e coordenados pela CPA da Instituição de forma permanente. Eles pressupõem o acompanhamento da vida acadêmica, analisando simultaneamente as suas diversas esferas de atuação: Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, em todas as suas instâncias.
A Instituição propõe, também, um programa de acompanhamento de egressos visando à contínua avaliação da Instituição, através do desempenho profissional dos ex-alunos, como um importante passo no sentido de incorporar ao processo ensino/aprendizagem elementos da realidade externa à Instituição que apenas o graduado está em condições de oferecer; já que é ele quem experimenta pessoalmente as consequências dos aspectos positivos e negativos vivenciados durante sua graduação. Os objetivos são avaliar o desempenho da Instituição, através do acompanhamento profissional dos ex-alunos.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está prevista no Art. 11, da Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004, o qual define que cada Instituição de Ensino Superior (IES) deve constituir a sua comissão, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da IES, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. A CPA da Faculdade Palotina Campus II é nomeada pela Direção Geral, através de portarias. Trata-se de um órgão de representação acadêmica e institucional, o qual tem atuação autônoma em relação aos Órgãos Colegiados da Instituição.
A Comissão é responsável por coordenar e articular o processo interno de Avaliação Institucional na IES, coletar informações, analisar dados, elaborar e encaminhar relatórios e pareceres referentes ao processo de avaliação interna na Faculdade Palotina, o qual visa promover a constante melhoria no ensino, pesquisa e extensão, por meio de uma cultura permanente de avaliação, que articule a missão institucional da Fapas Campus II e suas finalizadas acadêmicas e sociais.